a
j
a
x

Entenda as carreira do Analista de Testes

Apesar de falarmos de “processo” como se fosse um, na verdade, o analista de testes elabora diferentes planos para assegurar que as condições do produto entregue estão são condizentes com as expectativas da empresa e dos clientes.

Apesar de parecer uma tarefa simples, o tester precisa aprofundar-se na análise para avaliar diversos aspectos do produto. Para isso, ele toma diferentes ações:

Estabelecer um plano de testes de forma que ele possa ser novamente reproduzido ou reutilizado, criando assim um padrão;
Fazer um levantamento de todas as não conformidades da arquitetura e da modelagem do sistema, registrando as brechas e comunicando o desenvolvedor;
Determinar os cenários e casos em que o teste foi aplicado, bem como a massa de dados;
Avaliar os riscos e impactos nos testes;
Implementar scripts e roteiros de teste.

Com tarefas detalhistas e que exigem bastante atenção e persistência, o profissional de TI que deseja se tornar um analista de testes precisa ter bastante paciência e contar com boas habilidades de registrar scripts e comunicar falhas. Além disso, é necessário ser observador, curioso, criativo, detalhista, e prezar pela qualidade.

O que o mercado está buscando?

O mercado espera que analistas de testes consigam se encaixar em um ambiente bastante dinâmico de trabalho. Eles não podem se limitar às atividades relacionadas à sua área específica, mas também se tornam responsáveis por comunicar-se com outras atividades do negócio, por garantir a manutenção do ambiente de desenvolvimento e por levantar métricas que garantam melhores resultados ao negócio.

Nesse contexto, o analista de testes passa a cumprir sua função formal e, ao mesmo tempo, entender e desempenhar atividades de UX Designers, indo além de suas atribuições originais. Assim, percebe-se que, dentro do time ágil, os profissionais precisam ter um alto nível de competência para exercer funções complementares. Isso garante maior coesão e o máximo de qualidade ao projeto entregue.