a
j
a
x

Back-End, Front-End, Full-Stack: Entenda as carreira do desenvolvedor

O mercado de trabalho para desenvolvedores é muito amplo e possibilita a escolha entre diversas áreas como back-end, front-end, e full stack. No entanto, trabalhar com programação não é uma tarefa fácil e demanda conhecimentos e habilidades diversas para se tornar um profissional qualificado.

O que é desenvolvedor back-end?

O back-end refere-se ao desenvolvimento do lado do servidor, é o termo utilizado para as atividades de bastidores que acontecem em um software, site ou aplicativo. O desenvolvedor de back-end se concentra em bancos de dados, scripts e arquitetura de sites. Sobretudo, o código escrito por este desenvolvedor tem a função de comunicar as informações do banco de dados ao navegador.

Nesse contexto, o desenvolvedor back-end é o profissional responsável por planejar, construir, implementar e, principalmente, manter a estrutura do sistema funcionando corretamente.

Habilidades do desenvolvedor Back-End:

Domínio de sistemas operacionais específicos para servidores;
Análise de informações, relatórios de erros e estatísticas gerados pelo site;
Entendimento de frameworks para back-end;
Conhecimento de linguagens de programação para back-end;
Aplicação de técnicas de segurança da informação;
Criação de banco de dados e integração com outras aplicações;

Sem o trabalho deste desenvolvedor não teria como um site ou software funcionar, pois ele é responsável pela integração tecnológica conectada aos servidores. No entanto, como não há contato direto com o design e o layout das páginas, em vários momentos muitas tarefas realizadas por estes desenvolvedores não são visíveis ao usuário final.

O que é desenvolvedor front-end?

Enquanto o back-end está relacionado ao trabalho dos bastidores. Por outro lado, o front-end está relacionado ao que é visível ao usuário quando acessar um sistema.

Apesar das diferenças, os dois lados precisam trabalhar em sintonia para garantir a usabilidade do site e uma boa experiência de navegação. Como este desenvolvedor cuida da parte do site ou aplicativo visível aos usuários, sua missão é entender o objetivo do projeto e criar ideias e soluções para esta interface. Dependendo da aptidão, este desenvolvedor também pode se tornar um web designer ou UI/UX designer, focado na jornada e experiência do usuário. Para isso, precisa ter conhecimentos sobre as metodologias de Experiência do Usuário (UX) e Interface do usuário (UI).

O desenvolvedor front-end é o profissional responsável pela interface visual e intereções do sistema com suas API's. Esse é o profissional responsável por deixar o sistema acessível, interativo, usual e estéticamente bonito.

Habilidades do desenvolvedor Front-End:

Uma das habilidades fundamentais para o desenvolvedor de front-end é a proficiência em JavaScript. Pois é uma linguagem muito versátil e que trabalha em paralelo com CSS e HTML, utilizada em vários softwares, sites e aplicativos.

Além disso, requer familiaridade com frameworks e bibliotecas como:
AngularJS;
React;
EmberJS;
Foundation;
Bootstrap;
JQuery;
Backbone;
HTML5;
CSS;

O que é desenvolvedor Full-Stack?

Além do desenvolvedor back-end e front-end, existe uma terceira categoria na profissão: o desenvolvedor Full-Stack. Com perfil mais generalista, esse profissional acumula as funções do back-end e front-end.

O termo “full-stack” vem do inglês “pilha completa”. As habilidades e os conhecimentos deste profissional são importantes em todas as etapas do desenvolvimento do projeto.

Desde o planejamento, gerenciamento de bancos de dados, controle do servidor até a criação de interfaces de usuário. Além do conhecimento técnico amplo, esse profissional precisa ser capaz de manter uma comunicação eficiente com a equipe de desenvolvedores relacionadas ao projeto, pois participa de todas as fases do projeto.

O desenvolvedor Full-Stack por reunir capacidades técnicas de back-end e front-end deve ser capacitado para trabalhar com todo o fluxo do projeto. No entanto, este profissional não precisa ser um especialista em todas as linguagens.

Sem dúvida, esta é uma das carreiras de desenvolvedor que ganhou relevância nos últimos anos, principalmente pelo perfil multidisciplinar.